INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Estamos atentos ao bem-estar de nossos clientes, colaboradores, fornecedores e a sociedade como um todo.

Como “Tudo que a gente faz é pra você viver melhor!”, elaboramos um FAQ com algumas sugestões e orientações, dividido em 5 módulos:

Perguntas Frequentes

COMUNIDADE EM GERAL

As agências da Guarida estão funcionando?

As nossas agências estão abertas para atendimento presencial, com a capacidade de lotação reduzida, atendendo o decreto Estadual. Mas também seguimos atendendo através dos nossos canais digitais: (51) 3327-9001 para ligação e WhatsApp.

www.guarida.com.br | Agência Virtual Guarida | Redes Sociais.

*Essas decisões permanecem em caráter temporário e de acordo com as orientações e decretos governamentais, enquanto perdurar o risco.


Como posso entrar em contato com a Guarida?

Confira abaixo todos os nossos canais de atendimento:

Site: https://www.guarida.com.br 

Aluguel Express: modalidade de locação 100% online através do: https://www.guarida.com.br/alugueis 

Agência Virtual: todos os serviços para os clientes de Aluguéis e Condomínios (necessário login e senha do usuário): https://agenciavirtual.guarida.com.br/#/usuario/login 

Telefone/Whatsapp: (51) 3327-9001 

E-mail: guarida@guarida.com.br

CONDOMÍNIOS

Como fica o uso das áreas comuns com os novos Decretos?

O Rio Grande do Sul no dia 15/05/2021 teve a publicação do Decreto Estadual n 55.882, apresentando novo sistema de distanciamento e combate a COVID-19 denominado de "3As" (aviso, alerta e ação).


Com o novo sistema existem protocolos obrigatórios e variáveis. Os obrigatórios devem ser seguidos por todas as atividades econômicas, como o uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento mínimo, etc. Para os protocolos variáveis, os municípios podem ter seus próprios protocolos, flexibilizando ou restringindo.


Assim, é importante ficar atento aos Decretos Municipais, eis que estes podem ter regras diferentes do Decreto Estadual.


Em relação aos protocolos obrigatórios, independente da atividade devem ser atendidos, sempre:


  • Higienização com álcool 70% ou solução sanitizante similar,
  • Reforçar e colocar comunicados dos protocolos, especificando especialmente o número de pessoas que pode fazer uso conjunto do espaço;
  • Manter o ambiente arejado e bem ventilado, garantindo a circulação e renovação do ar, com portas e janelas abertas, sempre que possível;
  • Manter o distanciamento recomendado entre as pessoas de 2m, nunca menos que 1m;
  • Uso obrigatório e correto de máscara, cobrindo boca e nariz sempre.

Em Porto Alegre, no dia 19/05/2021, foi publicado o Decreto Municipal n.21.040, trazendo regras dos protocolos variáveis conforme segue:


Atividades esportivas: Academias, quadras e piscinas (só para atividades físicas)

O uso está permitido, devendo ser respeitados os protocolos previstos para atividades físicas, conforme portaria SES n.393/2021, vedado público espectador, autorizada a ocupação exclusiva para atividades físicas.


Os protocolos obrigatórios devem ser todos atendidos, e mais os que seguem:


  • Rígido controle da ocupação do ambiente. Máximo de pessoas ao mesmo tempo: ambiente aberto 1 pessoa para cada 4m2 e ambiente fechado 1 pessoa para cada 8m2,
  • Uso das quadras para esportes coletivos deve ser com agendamento e intervalo de 30 minutos entre jogos, para evitar aglomeração na entrada e saída e permitir a higienização, entre um jogo e outro.
  • Vedado compartilhamento de equipamentos ao mesmo tempo, sem prévia higienização com álcool 70% ou solução sanitizante similar;


Áreas coletivas, de convívio e lazer: Salão de festas, churrasqueiras, etc…


  • As churrasqueiras devem se manter fechadas. Churrasco está proibido.
  • Áreas de convívio, como salão de festas, devem obedecer os protocolos de acordo com a atividade que vai acontecer no mesmo, sempre respeitando os protocolos obrigatórios (máscara, distanciamento, higienização, ambiente arejado).
  • Se vai haver evento, com alimentação, tem que seguir as regras de protocolo dos "Restaurantes e bares": Ocupação máxima de 60% das mesas ou similares. Apenas pessoas sentadas e em grupos de até seis pessoas. Vedada performance musical mecânica ou ao vivo. Permitida apenas música ambiente e sem dançar;
  • Demais áreas comuns, podem conforme ocupação máxima dos protocolos para os clubes sociais (Ambiente aberto: 1 pessoa para cada 4m² de área útil Ambiente fechado: 1 pessoa para cada 8m² de área útil)


Reforçamos que as regras de funcionamento das áreas comuns do condomínio, podem e devem ser definidas de comum acordo entre a coletividade, atendendo a vontade e realidade de cada condomínio.


É muito importante levar em consideração a realidade de cada condomínio, eis que liberar os espaços coletivos tem implicações, eis que os protocolos devem ser seguidos e o descumprimento pode gerar multas a serem aplicadas pelo poder público. Os protocolos de higiene são rígidos, o condomínio precisa cumprir e com certeza geram despesas maiores.


Sugerimos que sejam feitas enquetes (através da plataforma virtual disponibilizada pela administradora), para consultar a vontade da grande maioria dos condôminos, estabelecendo regras e normas que sejam da vontade da coletividade.


Por exemplo, é possível definir regras para tempo de uso da academia, agendamentos, para evitar que alguns usem e sem deixar espaço de tempo para o uso de outros.


Importante saber que a decisão do condomínio não pode ser mais flexível que o decreto municipal e estadual, mas pode ser mais rígida.

A decisão do que pode ou não pode é da coletividade, devendo ser respeitada a vontade da maioria. E, o mais importante, as regras e normas devem ser amplamente divulgadas junto aos moradores.

Como fica a realização de assembleia presenciais com os novos Decretos?

Os decretos não foram específicos em relação a assembleias de condomínios. Todavia, o Decreto Estadual tratou de reuniões, que sabemos é agrupamento de pessoas num mesmo local para tratar de algum assunto, o que com certeza podemos dizer contempla as assembleias de condomínio. Vejamos o que o Decreto Estadual diz no art. 9, inciso I:

  • Art. 9o São protocolos gerais obrigatórios, de adoção obrigatória por todos, para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia de COVID-19, dentre outros:
    I - a observância do distanciamento social, restringindo a circulação, as visitas e as reuniões presenciais de qualquer tipo ao estritamente necessário;

Da leitura do referido artigo percebesse que o Decreto Estadual, ao tratar de "reuniões", inseriu nos protocolos obrigatórios, não deixando o assunto entre os protocolos variáveis, que podem ser modificados pelos Municípios. Mas também, não proíbe expressamente, diz que devem ocorrer quando "estritamente necessário" e observando-se o distanciamento social e evidentemente os demais protocolos obrigatórios.


Assim, recomendamos evitar as assembleias presenciais, dando prioridade às assembleias virtuais. Todavia, havendo necessidade da presencial, todos os protocolos devem ser seguidos. E, dependendo do tamanho do condomínio, haverá dificuldade de se encontrar um local adequado para a realização da assembleia.


O uso de máscaras nas áreas comuns do Condomínio é obrigatório?

O novo decreto Estadual n. 55.882 de 15/05/2021, artigo 9, VI e parágrafo primeiro, mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras, em lugares públicos ou privados, cobrindo a boca e nariz, reforçando o que já está dito na Lei Federal 13.979, art.3 A.


Assim, o síndico deve e pode exigir o uso de máscaras de moradores, funcionários, visitantes, fornecedores quando circularem nos corredores, escadas, elevadores e demais áreas do condomínio.

O Síndico pode aplicar multa para os Condôminos que não respeitarem e não exigirem de seus visitantes e fornecedores o uso de máscara nas áreas comuns do condomínio?

O síndico poderá aplicar as multas previstas na convenção. Lembrando que o art.1336, IV, do código civil diz que todo condômino tem o dever de não prejudicar a segurança, saúde, sossego dos demais e respeitar os bons costumes. Além disso, é crime contra a saúde pública propagar doenças (artigo 267 do Código Penal) e descumprir determinações do poder público para evitar propagação de doenças contagiosas (art.268 Código Penal).

Quando estiver vencendo o mandato do Síndico e demais integrantes da administração condominial, em tempos de proibição de aglomerações por conta da pandemia do coronavírus, impossibilitando a realização de assembleia, quem representa o condomínio?


O condomínio não pode ficar sem síndico, que é o seu representante legal, e estando impedida a realização presencial a assembleia deve ocorrer através dos meios digitais. A Guarida disponibiliza com total segurança a ferramenta para realização de assembleia virtual através da plataforma da agência Virtual.

Quais cuidados devo ter em relação a gestão financeira em tempos de Coronavírus?

O momento atual exige dos responsáveis pela administração financeira dos condomínios um elevado nível de controle dos gastos e da arrecadação, uma vez que os impactos provenientes desse contexto podem trazer reflexos negativos nas contas do condomínio, oriundos do aumento da inadimplência, dentre outros.

O que fazer em caso de chamadas extras?

Orientamos manter as chamadas extras já aprovadas, negociando pontualmente com quem não conseguir honrá-las; e evitar contrair despesas que não sejam extremamente necessárias.

Prestadores de serviços precisam usar Equipamentos de Proteção Individual?

Sim. O síndico deve providenciar e/ou exigir da empresa que presta serviços ao condomínio, os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) completo para os trabalhadores, incluindo luvas, botas e máscaras, de acordo com recomendação dos órgãos oficiais.

Mudanças devem ser proibidas?

Não. O síndico deve apenas tomar medidas para que o condomínio adote regras para a mesmas acontecerem: como limitar o tempo em que as mudanças podem acontecer, que as pessoas estejam com máscaras, luvas, que não seja um número maior que dois ou três carregadores, que após a finalização da mudança, seja higienizado o elevador com produtos desinfetantes e álcool, que seja avisado aos moradores qual horário e dia isso vai ocorrer, para evitarem circular junto a essas pessoas, ou seja, tentar amenizar ao máximo os impactos de aglomeração de pessoas circulando no condomínio.

As obras podem ser impedidas dentro das unidades?

Não. O síndico deve apenas tomar medidas para que o condomínio adote regras para as mesmas ocorrerem de forma a trazer segurança a todos. Exemplo de regras: Limitar número de obras acontecendo no mesmo período (exceto urgentes); Ser obrigatório a prévia comunicação e agendamento junto ao condomínio, de forma a evitar muitas obras ocorrendo juntas; reforçar a obrigatoriedade do uso de máscaras; regrar o número de prestadores de serviços, evitando aglomerações, etc.

Airbnb, síndico pode proibir?

Esse assunto é Importante ser tratado em assembleia específica para deliberação da coletividade Para não gerar discussões futuras, a deliberação deve alterar a Convenção do Condomínio, deixando específico se pode, quais as normas e regras a seguir, ou se for o caso deixar claro que não pode. Lembrando, que o Superior Tribunal de Justiça, em decisão recente (abril/2021), entendeu que condomínios podem proibir aluguel por meio de plataformas digitais, se assim constar na convenção do condomínio.

Quais as medidas para o uso do elevador?

É possível reduzir o limite de pessoas que podem utilizar o elevador ao mesmo tempo, deixando esse limite facultativo para os ocupantes da mesma unidade imobiliária ou quem mais desejar. Importante colocar cartazes neste sentido, recomendando o uso com poucas pessoas e que aqueles que puderem usem as escadas. O uso de máscaras deve ser obrigatório também nos elevadores!

Quais os cuidados importantes quanto à limpeza do condomínio?

Atenção redobrada à limpeza geral do condomínio, especialmente maçanetas, corrimãos, elevadores e áreas comuns, recomenda-se o uso de: alvejantes, álcool ou produtos com hipoclorito de sódio. 

Quais os cuidados com a equipe de limpeza?

Os funcionários da limpeza devem usar equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, e caso manifestem sintomas da doença, devem comunicar imediatamente à administração e serem afastados.

Condomínios podem seguir realizando assembleias virtuais depois do dia 30/10/2020, em razão do prazo contido no artigo 12 da Lei Federal n.14.010/2020, cuja validade expirou?

Bem antes da Lei 14.010/2020 as assembleias condominiais virtuais vinham sendo realizadas, portanto não há impedimento para esse modelo.


As assembleias de condomínios são atos jurídicos cujas deliberações tomadas e aprovadas geram negócios jurídicos, e assim, a forma de realização das mesmas, encontra limitações somente naquilo que a lei expressamente proibir ou determinar (artigo 104, inciso III do Código civil). Ou seja, realizar assembleias condominiais virtuais não fere os princípios da forma prescrita ou não defesa em Lei.


Ao tratar das assembleias de condomínio, o artigo 1334, III do Código Civil diz que a convenção do condomínio vai determinar a "competência das assembléias, forma de convocação e quorum exigidos para as deliberações". Nota-se que deixa livre a forma como as mesmas vão se realizar.


A assembleia virtual deve seguir todos os requisitos para a realização válida de uma assembleia, atendendo às normas de convocação previstas na Lei e convenção, com pauta específica, datas e horários. Com esclarecimentos sobre a ferramenta ou aplicativo a ser utilizado.Todos os ritos legais das assembleias devem ser observados, o que muda é apenas o ambiente onde a assembleia se realiza.

Ainda, podemos usar como analogia para sustentar a legalidade da assembleia virtual condominial a alteração trazida ao Código civil, artigo 1080-A, parágrafo único, que foi incluído pela Lei 14.030/2020, que expressamente possibilitou aos sócios de sociedades civis votarem e se manifestarem através de assembleias digitais. Se as sociedades podem, porque o condomínio não poderia?

Importante que os condomínios não deixem de realizar suas assembleias, em especial as ordinárias, eis que a representação do condomínio é demonstrada pela ata de assembleia que elege o síndico e muitos são os órgãos públicos e privados que exigem a comprovação da representação válida e não aceitam atas cujos mandatos já estejam expirados.

Já solicitei débito em conta, por que não foi debitado?

Se não debitou, deve haver alguma divergência no preenchimento do formulário de autorização. Revise o mesmo seguindo atentamente as instruções do e-mail que enviamos. Verifique também se seu banco solicita autorização de débito e se sua conta tinha saldo para realizar o débito na data do vencimento.

Como posso solicitar, alterar ou cancelar o débito em conta?

Através do formulário, dentro da Agência Virtual.

Sou condômino. Quais serviços encontro na Agência Virtual?

- Reserva de Espaços (salão de festas e outros);

- Débito em conta (inclusão, alteração ou cancelamento;

- 2ª via de boleto;

- Documentos pertinentes ao condomínio;

- Informações do SFC + PET;

- Cadastro do envio eletrônico de boletos e documentos;

- Avise o síndico;

- Fórum;

- Atividades do síndico e comunicados do condomínio;

- Assembleia virtual;

- Demonstrativo de despesas e receitas do condomínio.

Quais são os bancos conveniados para débito em conta?

Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Banrisul, Sicredi e Bradesco. Sendo que precisarão de autorização do cliente diretamente no banco.

Quanto custa uma CND?

A Certidão Negativa de Débitos custa R$ 30,00, acrescido de R$ 4,25 da cobrança registrada. O envio do boleto é efetuado via e-mail, sendo que a CND pode ser digital ou física (se precisar ter reconhecimento de firma).

Como solicito uma CND?

Através do do contato telefônico/WhatsApp (51) 3327-9001, ou através do e-mail: cnd@guarida.com.br

Como recupero a senha da Agência Virtual?

No site da Guarida clique no botão Agência Virtual, clique no botão " esqueci minha senha".

O que é adesão ao envio eletrônico de boletos e documentos?

É o serviço de envio eletrônico dos boletos, assim que gerados e também de documentos, tais como: atas, convocações, circulares e outros. Por esse meio não há cobrança de porte e manuseio.

Sou condômino. Como posso pagar meu boleto após o vencimento?

Você poderá utilizar o mesmo boleto até 30 dias após o vencimento.

Quando acontece uma AGI ( Assembleia Geral de Instalação)?

A AGI acontece após a entrega oficial do condomínio, geralmente convocada pela construtora. Nesta assembleia será escolhido o primeiro síndico e seus conselheiros, a empresa administradora e a definição da primeira cota de condomínio.

Quando acontece uma AGO ( Assembleia Geral de Ordinária)?

A AGO é realizada anualmente, conforme artigo 1.350 do Código Civil, tendo como pautas: a prestação de contas, a previsão orçamentária e a eleição da administração, se esta for pelo prazo de 12 meses. Caso o prazo seja maior que 24 meses, deverá ser item de pauta quando ocorrer seu vencimento.

A ATA deve ser assinada por todos os condôminos?

Não é necessário. A ATA da assembleia deve constar exclusivamente a assinatura do secretário e presidente da reunião. Os demais apenas registram em livro próprio.

Qual o prazo para liberação da ATA?

A convenção é que determina, não havendo convenção, orientamos que seja respeitado o prazo de 8 dias.

Qual o papel do Conselho Fiscal e Consultivo?

As responsabilidades e atribuições do Conselho estão descritas na Convenção do Condomínio. Pelo Art. 1356 do Código Civil apenas está mantida a configuração do Conselho Fiscal, com três membros, que tem como principal atribuição conferir todas as contas do condomínio e emitir parecer sobre as contas para aprovação ou não em assembleia geral.

Qual o prazo de convocação das assembleias?

A convenção é que determina, não havendo convenção, orientamos que seja respeitado o prazo de 8 dias.

Como acesso a Agência Virtual?

Acesse o site: guarida.com.br e clique em Agência Virtual, insira o CPF/CNPJ do titular e senha de acesso, que é o código de pessoa (você encontrará, no boleto, antes do nome do titular).

Como faço a adesão ao envio eletrônico de boletos e documentos?

Através da Agência Virtual: agenciavirtual.guarida.com.br

Qual o papel da Guarida no condomínio?

A Guarida executa todas as rotinas administrativas: recebimentos, pagamentos, demonstrativos de receitas e despesas, recolhimento de tributos e retenções, execução de rotina trabalhistas e elaboração de folha de pagamento. Além disso, auxilia o síndico na contratação de fornecedores, orientações sobre legislação e relacionamento junto aos condôminos.

Já tenho financiamento bancário, preciso pagar o seguro do condomínio?

O seguro condominial abrange todas as áreas comuns do condomínio e mais coberturas acessórias de responsabilidade civil, sendo que o seguro do financiamento cobre exclusivamente o apartamento financiado e a vida do mutuário.

A contratação predial de seguro predial é obrigatória?

Sim é obrigatório. Conforme o Código Civil art.1348, IX art.1349-IX, o síndico deve realizar o seguro da edificação. 

O registro bancário é necessário?

Sim. De acordo com a nova legislação do BACEN, o processamento é realizado no prazo de 24h a contar da emissão do boleto.

Qual o valor das correções em caso de atraso no pagamento do meu boleto?

A correção é aplicada a partir da virada do mês, conforme índice oficial da inflação, caso a convenção do condomínio não estabeleça outro índice.

Qual o valor dos juros em caso de atraso no pagamento do meu boleto?

Os juros deverão ser definidos na convenção do condomínio, não havendo, será de 1% ao mês.

Qual o valor da multa em caso de atraso no pagamento do meu boleto?

A multa é limitada a 2% pelo Código Civil, artigo 1.336, parágrafo 1°. Constata-se a partir do primeiro dia, após o vencimento. 

Qual é a competência do boleto?

A competência do condomínio deverá ser definida na convenção, não havendo, geralmente o aplicado é o do vencimentos (cobrança antecipada).

Qual a composição da rubrica fundo de reserva?

O fundo de reserva é obrigatório pela Lei 4597/64. Possui o seu percentual definido na convenção ou em assembleia geral. O uso destina-se para as despesas emergenciais ou investimentos. Se for investimento ou melhorias, é necessário aprovação em assembleia geral.

Como é formado o valor mensal do condomínio?

É realizada em assembleia geral de pauta previsão orçamentária, utilizado para o pagamento das despesas ordinárias de manutenção. 

De que forma é feito o envio do meu boleto?

O envio é feito por e-mail e link por SMS, sem custo algum ao condômino. Caso a opção seja o envio pelos correios, o mesmo deverá ser solicitado pelo telefone/WhatsApp 51 3327-9001, sendo que ao escolher essa opção o condômino arcará com os custos de porte e manuseio.

Quando é calculado o boleto do meu condomínio?

Os docs são colocados com antecedência mínima de 15 dias do seu vencimento, viabilizando a entrega e programação de pagamento dos condomínios.

Qual a forma de destituir o Síndico?

Através de assembleia que deverá ser convocada para este fim estabelecido. Poderá ser pelo voto da maioria absoluta de seus membros. O síndico será destituído por: praticar irregularidades, não prestar contas ou não administrar convenientemente o condomínio.

Em caso de renúncia do Síndico quem assume?

Deve-se observar o que consta na convenção do condomínio. Se não houver nenhuma informação, o subsíndico pode representar, caso contrário pode ser o presidente do conselho. Orientamos sempre a chamada de uma nova assembleia geral para a realização da eleição de novo síndico por mando complementar, oficializando a representação do condomínio.

Qual o papel do Subsíndico?

O cargo de subsíndico não foi contemplado pelo novo Código Civil, porém muitos condomínios ainda utilizam. Deverá ser observada a previsão na convenção, não havendo, o eleito terá a função de substituir o síndico em seus afastamentos ou em caso de renúncia.

Se você quiser tirar mais dúvidas com nosso parceiro exclusivo Márcio Rachkorsky, assista os vídeos que ele preparou. Clique aqui e acesse agora!

ALUGUÉIS

Sou proprietário e quero deixar meu imóvel para alugar na Guarida, o que devo fazer?

Na Guarida nosso processo é 100% online. Para disponibilizar seu imóvel para locação, basta nos enviar as documentações: matrícula, escritura ou contrato de compra e venda, RG e CPF do proprietário. Precisamos também receber as fotos do imóvel, pois, desta forma, já daremos início à comercialização em toda nossa rede.


Após o recebimento da documentação, entramos em contato e marcamos um horário para que um dos nossos avaliadores possa ir até o imóvel para conhecê-lo, realizar as fotos profissionais e pegar a cópia das chaves para visitação.


Insira seus dados na página e iremos dar andamento na locação do seu imóvel! https://bit.ly/39kAm3o

O que preciso para alugar um imóvel?

A Guarida possui um processo de locação 100% online, rápido, sem cartório e o mínimo de burocracia. Após você selecionar o imóvel de interesse, basta nos encaminhar sua documentação através do nosso site: www.guarida.com.br/alugueis. Você também poderá escolher o tipo de garantia locatícia que pretende utilizar, assim como o perfil de profissional que você se enquadra (empregado registrado, funcionário público, aposentado, pensionista, profissional liberal, empresário, entre outros). O nosso setor de cadastro providenciará a análise de sua documentação, informando o valor máximo que você poderá alugar um imóvel considerando valor de aluguel + taxas (condomínio e IPTU). Todo o seu atendimento ficará centralizado em um consultor comercial, que será o responsável por lhe auxiliar durante todo o processo de locação, desde a escolha do imóvel até a assinatura do contrato e entrega das chaves.

Tenho interesse em alugar um imóvel. Como as visitas estão sendo realizadas?

Respeitando todas as orientações dos órgãos públicos e especialistas em saúde, as visitas estão sendo realizadas com os cuidados necessários, podendo o cliente retirar as chaves presencialmente na agência mais próxima ao imóvel ou realizar uma visita de maneira virtual, através de vídeo chamada, agendando diretamente com um de nossos consultores.


Também não deixe de entrar em contato para obter informações detalhadas do(s) imóvel(is) de seu interesse e para saber mais do nosso processo simples de locação, 100% online, rápido e sem cartório! Nossos consultores especialistas estão disponíveis nos canais digitais de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 18h00, e nos sábados, das 09h00 às 17h00.

Como acessar a Agência Virtual?

Acesse o site: guarida.com.br e clique em Agência Virtual, no login insira o email cadastrado ou CPF/CNPJ do titular e senha de acesso, caso você ainda não tenha alterado é o código de pessoa (você encontrará, no boleto, antes do nome do titular).

Como faço para saber quem é o meu Gestor de Relacionamento?

Acesse nossa Agência Virtual, no canto esquerdo inferior estará a indicação do seu Gestor de Relacionamento. 

Como peço a segunda via do meu boleto?

Seu boleto está disponível na Agência Virtual. Você também pode realizar o cadastro no E-boleto (cadastro de e-mail no sistema) e receberá mensalmente no seu celular/e-mail.

Onde solicito atualização cadastral?

Através do e-mail: alterarcadastro@guarida.com.br

Como recupero a senha da Agência Virtual?

No site da Guarida clique no botão Agência Virtual, clique no botão "esqueci minha senha".

Depois de locar meu imóvel, posso alterar o vencimento do meu boleto?

Pode ocorrer mediante análise. Para mais informações consulte o seu Gestor de Relacionamento com o Inquilino.

Com quem falo sobre o boleto de aluguel? 

Você deve entrar em contato através do telefone/whatsapp 3327-9001 para dúvidas sobre boleto ou enviar um e-mail para atendimento.alugueis@guarida.com.br

Seguro Fogo e Seguro Complementar são obrigatórios?

Conforme a Lei do Inquilinato e o contrato de locação, o locatário deve pagar o prêmio de Seguro Contra Fogo e também o complementar, sendo que a cobrança vem descrita no DOC do aluguel.

Qual a diferença entre Seguro Fogo e Seguro complementar contra fogo?

O Seguro Fogo cobre danos nas áreas comuns da edificação. O Seguro Complementar Contra Fogo (Seguro Incêndio Complementar) serve para danos no imóvel locado. Inclusive consta na Lei 8.0245/91. Art.22.VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda, o prêmio de seguro complementar contra o fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato de locação.

Realizei o pagamento do valor de IPTU anual, o que preciso fazer?

Necessário enviar a guia do IPTU + comprovante de pagamento para iptu@guarida.com.br, informando o endereço do imóvel.

Diante do cenário atual, preciso negociar o valor do meu aluguel, como faço?

Encaminhe sua solicitação para seu Gestor de Relacionamento. Ele conduzirá as tratativas junto ao proprietário na tentativa de equacionar uma solução boa e inteligente para ambas as partes. 

Já solicitei débito em conta, por que não foi debitado?

Se não debitou, deve haver alguma divergência no preenchimento do formulário de autorização. Revise o mesmo seguindo atentamente as instruções do e-mail que enviamos. Verifique também se seu banco solicita autorização de débito e se sua conta tinha saldo para realizar o débito na data do vencimento.

Como posso solicitar, alterar ou cancelar o débito em conta?

Através do formulário, dentro da agência virtual.

Quais são os bancos conveniados para débito em conta?

Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Banrisul, Sicredi e Bradesco. Sendo que precisarão de autorização do cliente diretamente no banco.

Não tive saldo em conta para quitação do débito, como faço o pagamento?

Através do contato telefônico/WhatsApp (51) 3327-9001.

O que acontece se o inquilino atrasar o aluguel?

Com 5 dias de atraso, o locatário recebe o primeiro aviso de cobrança, por email. No 11º dia de atraso o débito é encaminhado ao escritório de cobrança, que começa o trabalho de recuperação do inadimplente. Caso não ocorra o pagamento ou acordo, a ação de despejo por falta de pagamento poderá ser realizada. 

O que seria um contrato por tempo indeterminado?

O contrato possui um prazo determinado, depois que este prazo vence, diz-se que o contrato está por prazo indeterminado, ou seja, sua prorrogação é automática. Isso acontece quando nenhuma das partes (proprietário/inquilino) manifesta interesse em rescindir o contrato ao final da locação, sendo assim, ele é prorrogado automaticamente.

Quero solicitar uma manutenção ao imóvel, como faço?

Acesse nossa agência virtual e clique em “solicitar manutenção”, e registre sua situação descrevendo o problema e envie fotos do local que precisa ser consertado. O Triider, nosso parceiro, dará andamento na sua solicitação, enviando para o proprietário orçamentos para o reparo. Se precisarem de mais informações, entrarão em contato com você.

O que é o Triider e como funciona?

O Triider é uma empresa parceira da Guarida que, através da sua plataforma de serviços, conecta clientes a profissionais qualificados, trazendo facilidade para solicitar serviços de manutenção ao imóvel através da Agência Virtual. Eles possuem mais de 50 tipos de serviços disponíveis através do site e também no aplicativo.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da manutenção, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Qual o prazo para execução do chamado de manutenção?

Após o recebimento do chamado identificamos de quem é a responsabilidade. Quando a manutenção é de responsabilidade do proprietário/locador, o Triider providencia os orçamentos e aciona o mesmo para que a demanda seja solucionada o mais breve possível. O prazo do serviço pode variar de acordo com o tipo e também o retorno do responsável. Seu Gestor de Relacionamento irá monitorar este retorno para que tudo seja solucionado com agilidade.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da manutenção, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Quero desocupar o meu imóvel, como faço?

Estamos procedendo com o processo de desocupação normalmente, desde que sejam respeitados os protocolos de segurança. Portanto, após dar o aviso de desocupação na nossa agência virtual e agendar sua vistoria, estando o imóvel apto para concluir o processo de desocupação, no próprio dia da vistoria o vistoriador irá recolher as chaves, sem haver necessidade de deslocamento até a agência.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Preciso agendar a vistoria de desocupação, como faço?

Estamos agendando vistorias normalmente, tomando todos os cuidados necessários e recomendados neste momento, de forma a preservar a saúde de nossos colaboradores, clientes e parceiros. Agende sua vistoria através da nossa agência virtual.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Quanto tempo antes de desocupar o imóvel eu preciso avisar?

O aviso de desocupação deve ser feito pelo menos 30 dias antes da data pretendida. Este deve ser formalizado na Agência Virtual, no site da Guarida.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Porque o locatário precisa cumprir o aviso prévio de 30 dias?

Estando o contrato por prazo indeterminado, o aviso prévio de 30 dias é uma exigência da lei do inquilinato, sendo que, na sua ausência, o locador poderá exigir a quantia correspondente a um mês de aluguel e encargos vigentes.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Como faço para emitir um aviso de desocupação?

Deve ser feito na Agência Virtual. Após efetuado, você receberá as demais informações pertinentes à vistoria de desocupação.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Como faço para agendar minha vistoria de desocupação?

O agendamento deve ser efetuado através da Agência Virtual, após a formalização do aviso de desocupação.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Quando ocorre a vistoria?

A vistoria de entrada é realizada antes do inquilino entrar no imóvel e a vistoria de desocupação ocorre após a formalização do aviso prévio e agendamento de vistoria, ambos devem ser realizados através da agência virtual. Após o agendamento, você receberá um protocolo com as principais informações.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

De quem é a responsabilidade para solicitar o desligamento da energia elétrica?

A energia elétrica do imóvel deve ser desligada pelo inquilino logo após a vistoria de desocupação. Sendo que, a negativa de débito de luz deverá ser apresentada durante a desocupação.

Qual a responsabilidade do locador?

Entregar ao inquilino o imóvel conforme as especificações iniciais apontadas na vistoria, mantendo sua integridade, dentro do que for de sua responsabilidade, bem como o pagamento das despesas extraordinárias, exemplo: reforma da fachada, compra de equipamentos para salão de festas, piscina, segurança, paisagismo, pagamentos rescisórios de empregados anterior à locação e fundo de reserva. 

Sou proprietário e estou com dúvidas que preciso esclarecer, como devo proceder?

Contate seu Gestor Patrimonial através dos nossos diversos canais, estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir e fazer o possível solucionar suas demandas.  

VENDAS

Como posso ser atendido no momento atual?

Devido ao retorno da Cogestão e de acordo com os protocolos da bandeira vermelha, seguem as formas de atendimento que poderão ser realizadas:
Atendimento Presencial, previamente agendado, respeitando os requisitos legais de segurança e proteção contra a COVID e
Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos. 

     Atendimento Presencial Agendado:


O Horário de Atendimento Agendado é das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira e aos sábados, somente na agência Bela Vista, das 9h às 17h.

Será permitido atendimento individual sob agendamento prévio através dos canais digitais abaixo descritos.


Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001 - Para agendar seu atendimento e buscar mais informações. Você poderá ligar e fazer contato com um dos nossos corretores associados de plantão.


WhatsApp ou ligação para o celular do Corretor Agenciador: agende seu atendimento falando diretamente com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse, acessando o site www.guarida.com.br/vendas. Selecione o imóvel desejado e encontrará os dados do corretor agenciador;

     Atendimento Canais Digitais:


  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um dos nossos corretores de plantão;
  • WhatsApp ou ligação para o celular do Corretor Agenciador: Fale direto com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse, acessando o site www.guarida.com.br/vendas. Selecione o imóvel desejado e encontrará os dados do corretor agenciador;
  • Vídeo Chamada: Através do celular, fale direto com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse, acessando o site www.guarida.com.br/vendas. Selecione o imóvel desejado e encontre os dados do corretor agenciador.
  • Chat: Acesse o site www.guarida.com.br/vendas e clique no cadastro do imóvel desejado. Abrirá uma tela de bate-papo na parte inferior onde poderá iniciar uma conversa digital;
  • Fale Conosco: https://www.guarida.com.br/institucional/fale-conosco

Quero deixar o meu imóvel para vender. Como a Guarida está procedendo?

Seu atendimento poderá ser realizado da seguinte forma:
Atendimento Presencial, previamente agendado, respeitando os requisitos legais de segurança e proteção contra a COVID e
Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos. 

      Atendimento Presencial:


Horário de Atendimento Agendado: Das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira e aos sábados, somente na agência Bela Vista, das 9h às 17h.

Será permitido atendimento individual sob agendamento prévio através dos canais digitais abaixo descritos:

  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001 - Para agendar o seu atendimento e obter mais informações, você poderá ligar e fazer contato com um dos nossos corretores associados de plantão.

     Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos.

Sou proprietário e preciso de informações sobre meu imóvel, como identificar e entrar em contato com o agenciador ?

Seu atendimento poderá ser realizado da seguinte forma:
Atendimento presencial, previamente agendado, respeitando os requisitos legais de segurança e proteção contra a COVID e
Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS, que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos. 

Atendimento Presencial:


O Horário de Atendimento Agendado é das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira e aos sábados, somente na agência Bela Vista, das 9h às 17h.


Será permitido atendimento individual sob agendamento prévio através dos canais digitais abaixo descritos.


  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Para agendar o seu atendimento e obter mais informações, você pode ligar e fazer contato com o corretor agenciador do seu imóvel.
  • WhatsApp ou ligação para o celular do Corretor Agenciador: agende seu atendimento falando diretamente com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse, acessando o site www.guarida.com.br/vendas . Selecione o imóvel desejado e encontrará os dados do corretor agenciador;

Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos.

  • Pelo site:

Se possuir o código do seu imóvel: Você poderá encontrá-lo acessando o site da Guarida, www.guarida.com.br/venda, em “Encontre aqui seu imóvel” ou, mais abaixo, “Informe o código do seu imóvel”. Abra o cadastro, role para baixo e encontre o seu corretor agenciador. Ele possui informações mais detalhadas do imóvel e poderá intermediar a negociação de possíveis propostas de compra e venda.


Caso não saiba o código: Basta acessar https://www.guarida.com.br/institucional/fale-conosco e preencher um formulário que será encaminhado para o atendimento.

  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um de nossos corretores que também estarão trabalhando em regime Home Office.

Quero comprar um imóvel, como posso ser atendido neste período de pandemia?

Seu atendimento poderá ser realizado da seguinte forma:
Atendimento presencial, previamente agendado, respeitando os requisitos legais de segurança e proteção contra a COVID e
Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS, que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos. 
Atendimento Presencial:
O Horário de Atendimento Agendado é das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira e aos sábados, somente na agência Bela Vista, das 9h às 17h.
Será permitido atendimento individual sob agendamento prévio através dos canais digitais abaixo descritos.

  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Para agendar seu atendimento e buscar mais informações. Você poderá ligar e fazer contato com um dos nossos corretores associados e agendar seu atendimento.
  • WhatsApp ou ligação para o celular do Corretor Agenciador: Agende seu atendimento falando direto com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse. Poderá encontrar o contato pelo site www.guarida.com.br/vendasacessando o cadastro do imóvel desejado.

          Atendimento pelos Canais Digitais:

  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um dos nossos corretores de plantão;
  • WhatsApp ou ligação para o celular do Corretor Agenciador: Fale direto com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse. Poderá encontrar o contato pelo site www.guarida.com.br/vendas , acessando o cadastro do imóvel desejado.

Sou comprador, como posso identificar o corretor agenciador do imóvel que estou interessado?

  • Pelo site:

Se possuir o código do seu imóvel: Você poderá encontrá-lo acessando o site da Guarida, www.guarida.com.br/venda, em “Encontre aqui seu imóvel” ou, mais abaixo, “Informe o código do seu imóvel”. Abra o cadastro, role para baixo e encontre o seu corretor agenciador. Ele possui informações mais detalhadas do imóvel e poderá intermediar a negociação de possíveis propostas de compra e venda.


Caso não saiba o código: Basta acessar https://www.guarida.com.br/institucional/fale-conosco e preencher um formulário que será encaminhado para o atendimento.

  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um de nossos corretores de plantão.

Tenho interesse em comprar um imóvel. Como as visitas estão sendo realizadas?

  • Foto 360º ou Tour Virtual: Faça uma visita segura acessando imagens interativas do imóvel. Neste “passeio virtual” você poderá conhecer todos os cômodos da forma que desejar, inclusive podendo mensurar tamanhos de espaços para aproveitamento de sua própria mobília;
  • Vídeo Chamada: Através do celular, você fará uma visita segura através de uma vídeo chamada com o corretor onde irá mostrar o imóvel desejado no mesmo instante. Poderá acessar o contato do agenciador através do site www.guarida.com.br/vendas, acessando o cadastro do imóvel desejado.

  • Caso você tenha uma necessidade urgente e precise conhecer o imóvel, o corretor agendará uma visita no endereço do imóvel e aguardará do lado externo para que você possa visitar em segurança, respeitando e considerando a importância das ações de prevenção. Entre em contato pelos nossos canais de atendimento ou acesse diretamente o site da Guarida, www.guarida.com.br/venda , em “Encontre aqui seu imóvel” para agendar uma visita ao imóvel desejado da maneira que escolher.

Como farei a assinatura do contrato de compra e venda?

  • Assinatura Digital: Através de um celular ou computador você poderá realizar, de forma digital, a assinatura do contrato de compra e venda. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado.

  • Assinatura Presencial: Caso você tenha uma necessidade extrema e precise de Assinatura Presencial, nossas equipes tomarão todas as medidas de precaução: uso de máscaras, distanciamento adequado, assepsia nos locais de assinatura do contrato de compra e venda e ambientes bem arejados até o finalização deste processo. 
  • Será feito o agendamento prévio da presença dos envolvidos na assinatura do contrato respeitando o limite permitido para o controle de distanciamento.

Dúvidas e Esclarecimentos: 

Para mais informações entre em contato com nossa central de atendimento Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001 nos Horários de Atendimento por telefone: Das 9h às 17h de segunda a sábado.

SEGUROS

Como faço para contratar um seguro da Guasegs Corretora?

Você pode contratar os produtos da Guasegs Corretora pelos meios digitais: www.guarida.com.br/guasegs, através do nosso chat on line ou através do telefone (51) 3327-9003.

Quais as modalidades de seguro disponíveis para contratação?

Seguimos disponibilizando Seguros para Condomínios e imóveis em geral, além de seguros pessoais como: Seguro para o Conteúdo da sua moradia, Seguro Viagem, Seguro de Vida, Fiança Locatícia, Seguro para Smartphones, entre outros. Conheça nosso portfólio: www.guarida.com.br/guasegs

Quais as providências tomar em caso de sinistros?

Avisar imediatamente à Seguradora antes de tomar quaisquer medidas de reparação dos bens sinistrados. Esta providência é necessária para que a Companhia de Seguros avalie a extensão dos danos que deverão ser pagos posteriormente. A nossa equipe está à disposição para orientar os segurados durante todo processo de Sinistro. Fale Conosco: (51) 3327-9003.

Por que precisamos contratar seguros?

Imprevistos acontecem cotidianamente. Pode ser uma simples colisão com o Portão de Entrada da sua residência, um problema elétrico ou hidráulico, a quebra de seu Smartfone e até mesmo situações mais sérias como Responsabilidades Civis por danos a terceiros, o que pode gerar despesas imprevistas e volumosas. Na Guasegs Corretora de Seguros estamos aptos a oferecer a melhor proteção para o patrimônio do nosso segurado.

Precisando alterar alguma informação na apólice de seguros ou um novo boleto de pagamento ou ainda renovar um contrato durante este período de quarentena. Como fazer?

Nossa equipe está pronta para lhe atender, seja através do chat em nosso site ou pelo telefone (51) 3327-9003. Basta entrar em contato conosco que buscamos a solução para o problema.

Acompanhe nossas redes sociais e entre em contato com nossa equipe:

Site: guarida.com.br

Telefone: (51) 3327-9001


A Guarida agradece a compreensão e conta com a sua colaboração.