INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Estamos atentos ao bem-estar de nossos clientes, colaboradores, fornecedores e a sociedade como um todo.

Como “Tudo que a gente faz é pra você viver melhor!”, elaboramos um FAQ com algumas sugestões e orientações, dividido em 5 módulos:

Perguntas Frequentes

COMUNIDADE EM GERAL

As agências da Guarida estão funcionando?

As nossas agências estão abertas para atendimento presencial, mas também seguimos atendendo através dos nossos canais digitais:
(51) 3327-9001 para ligação e Whatsapp. 
www.guarida.com.br | Agência Virtual Guarida | Redes Sociais.

*Essas decisões permanecem em caráter temporário e de acordo com as orientações e decretos governamentais, enquanto perdurar o risco.

Quais são os bancos conveniados para débito em conta?

Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Banrisul, Sicredi e Bradesco. Sendo que precisarão de autorização do cliente diretamente no banco.

Como posso entrar em contato com a Guarida?

Confira abaixo todos os nossos canais de atendimento:

Site: https://www.guarida.com.br 

Aluguel Express: modalidade de locação 100% online através do: https://www.guarida.com.br/alugueis 

Agência Virtual: todos os serviços para os clientes de Aluguéis e Condomínios (necessário login e senha do usuário): https://agenciavirtual.guarida.com.br/#/usuario/login 

Telefone/Whatsapp: (51) 3327-9001 

E-mail: guarida@guarida.com.br

CONDOMÍNIOS

Com os novos decretos as assembleias presenciais podem ser realizadas?

Decreto Estadual 56422/2022, que atualizou os procedimentos e promoveu alterações em protocolos sanitários de prevenção contra a Covid-19.

Passa a ser facultativa a utilização de máscara de proteção individual cobrindo boca e nariz para circulação ou permanência em vias públicas ou em espaços públicos ou privados ao ar livre, ficando recomendado o seu uso nos casos e nas formas constantes dos Anexos I e II deste Decreto. Em Porto Alegre passou a ser facultativo o uso de máscara também em ambientes fechados conforme Decreto Municipal 21.422, conforme segue:

Fica facultativo o uso de máscara de proteção individual para circulação em espaços abertos públicos e privados, em vias públicas e demais locais abertos de uso coletivo.

Fica dispensado o uso obrigatório de máscara de proteção individual para circulação em espaços fechados públicos e privados acessíveis ao público, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados de uso coletivo, conforme previsão do § 2º do art. 12 do Decreto Estadual nº 55.882, de 15 de maio de 2021, e recomendações da SMS constantes no Anexo III deste Decreto.


Protocolos Gerais Recomendados

  • Manter uma distância segura de no mínimo 1 metro (um braço estendido) em relação a outras pessoas que não fazem parte do convívio diário.
  • Observar o distanciamento social, restringindo a circulação, as visitas e as reuniões presenciais.

É responsabilidade do condomínio cumprir os protocolos de higiene nos espaços de academia, inclusive nos aparelhos?

O síndico como representante do condomínio, independente do momento ser ou não de pandemia, é a pessoa responsável por zelar e garantir a ordem no condomínio, entre isso, a limpeza do mesmo, dando ordens e fiscalizando os funcionários da limpeza. Assim, a única alteração que ocorreu, é que agora o condomínio deve disponibilizar álcool em gel 70% junto aos acessos de pessoas, elevadores ou portarias, e ficar mais atento à higienização das áreas comuns, certificando-se de que está sendo feito corretamente.

Não existe, por exemplo, a imposição de responsabilidade por parte do Condomínio para a higienização dos equipamentos das academias, a cada uso.

A limpeza das áreas comuns deve ocorrer seguindo as regras já recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. No caso específico das academias, os condomínios podem criar regras, inclusive determinar que cada um dos usuários da academia, na sua vez, é o responsável por desinfectar os aparelhos e fazer a limpeza.

Uso dos espaços das áreas comuns dos condomínios, como fica?

Conforme dispõem decreto municipal é facultativo o uso de máscara, mas seguem as recomendações para que sejam mantidas as regras de higienização e o distanciamento mínimo de 1 metro, conforme segue:

Fica recomendada a observância de cuidados pessoais, de etiqueta respiratória, de distanciamento interpessoal, de manutenção dos ambientes arejados e bem ventilados e de utilização de máscara de proteção facial nos casos e nas formas das orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) constantes no Anexo III deste Decreto.


As obras podem ser impedidas dentro das unidades?

Não. O síndico deve apenas tomar medidas para que o condomínio adote regras para as mesmas ocorrerem de forma a trazer segurança a todos. Exemplo de regras: Limitar número de obras acontecendo no mesmo período (exceto urgentes); Ser obrigatório a prévia comunicação e agendamento junto ao condomínio, de forma a evitar muitas obras ocorrendo juntas; reforçar a obrigatoriedade do uso de máscaras; regrar o número de prestadores de servicos, evitando aglomerações, etc.

Airbnb, síndico pode proibir?

Esse assunto é Importante ser tratado em assembleia específica para deliberação da coletividade Para não gerar discussões futuras, a deliberação deve alterar a Convenção do Condomínio, deixando específico se pode, quais as normas e regras a seguir, ou se for o caso deixar claro que não pode. Lembrando, que o Superior Tribunal de Justiça, em decisão recente (abril/2021), entendeu que condomínios podem proibir aluguel por meio de plataformas digitais, se assim constar na convenção do condomínio.

Quais as medidas para o uso do elevador?

É possível reduzir o limite de pessoas que podem utilizar o elevador ao mesmo tempo, deixando esse limite facultativo para os ocupantes da mesma unidade imobiliária ou quem mais desejar. Importante colocar cartazes neste sentido, recomendando o uso com poucas pessoas e que aqueles que puderem usem as escadas. O uso de máscaras deve ser obrigatório também nos elevadores!

Quais os cuidados importantes quanto à limpeza do condomínio?

Atenção redobrada à limpeza geral do condomínio, especialmente maçanetas, corrimãos, elevadores e áreas comuns, recomenda-se o uso de: alvejantes, álcool ou produtos com hipoclorito de sódio.

Quais os cuidados com a equipe de limpeza?

Os funcionários da limpeza devem usar equipamentos de proteção individual, como luvas e máscaras, e caso manifestem sintomas da doença, devem comunicar imediatamente à administração e serem afastados.

Condomínios podem seguir realizando assembleias virtuais?


LEI Nº 14.309, DE 8 DE MARÇO DE 2022


Altera a Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), e a Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, para permitir a realização de reuniões e deliberações virtuais pelas organizações da sociedade civil, assim como pelos condomínios edilícios, e para possibilitar a sessão permanente das assembleias condominiais.

Todos os ritos legais das assembleias devem ser observados, o que muda é apenas o ambiente onde a assembleia se realiza. 

Já solicitei débito em conta, por que não foi debitado?

Se não debitou, deve haver alguma divergência no preenchimento do formulário de autorização. Revise o mesmo seguindo atentamente as instruções do e-mail que enviamos. Verifique também se seu banco solicita autorização de débito e se sua conta tinha saldo para realizar o débito na data do vencimento.

Como posso solicitar, alterar ou cancelar o débito em conta?

Através do formulário, dentro da Agência Virtual.

Sou condômino. Quais serviços encontro na Agência Virtual?

  •  Reserva de Espaços (salão de festas e outros);
  •  Débito em conta (inclusão, alteração ou cancelamento);
  •  2ª via de boleto;
  •  Documentos pertinentes ao condomínio;
  •  Informações do SFC + PET;
  •  Cadastro do envio eletrônico de boletos e documentos;
  •  Avise o síndico;
  •  Fórum;
  •  Atividades do síndico e comunicados do condomínio;
  •  Assembleia virtual;
  •  Demonstrativo de despesas e receitas do condomínio.

Quais são os bancos conveniados para débito em conta?

Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Banrisul, Sicredi e Bradesco. Sendo que precisarão de autorização do cliente diretamente no banco.

Quanto custa uma CND?

A Certidão Negativa de Débitos custa R$ 30,00, acrescido de R$ 4,25 da cobrança registrada. O envio do boleto é efetuado via e-mail, sendo que a CND pode ser digital ou física (se precisar ter reconhecimento de firma).

Como solicito uma CND?

Através do do contato telefônico/WhatsApp (51) 3327-9001, ou através do e-mail: cnd@guarida.com.br

Como recupero a senha da Agência Virtual?

No site da Guarida clique no botão Agência Virtual, clique no botão " esqueci minha senha".

O que é adesão ao envio eletrônico de boletos e documentos?

É o serviço de envio eletrônico dos boletos, assim que gerados e também de documentos, tais como: atas, convocações, circulares e outros. Por esse meio não há cobrança de porte e manuseio.

Sou condômino. Como posso pagar meu boleto após o vencimento?

Você poderá utilizar o mesmo boleto até 30 dias após o vencimento.

Quando acontece uma AGI ( Assembleia Geral de Instalação)?

A AGI acontece após a entrega oficial do condomínio, geralmente convocada pela construtora. Nesta assembleia será escolhido o primeiro síndico e seus conselheiros, a empresa administradora e a definição da primeira cota de condomínio.

Quando acontece uma AGO ( Assembleia Geral de Ordinária)?

A AGO é realizada anualmente, conforme artigo 1.350 do Código Civil, tendo como pautas: a prestação de contas, a previsão orçamentária e a eleição da administração, se esta for pelo prazo de 12 meses. Caso o prazo seja maior que 24 meses, deverá ser item de pauta quando ocorrer seu vencimento.

A ATA deve ser assinada por todos os condôminos?

Não é necessário. A ATA da assembleia deve constar exclusivamente a assinatura do secretário e presidente da reunião. Os demais participantes da assembleia devem registrar sua presença nos meios próprios disponíveis.

Qual o prazo para liberação da ATA?

A convenção é que determina, não havendo convenção, orientamos que seja respeitado o prazo de 8 dias.

Qual o papel do Conselho Fiscal e Consultivo?

As responsabilidades e atribuições do Conselho estão descritas na Convenção do Condomínio. Pelo Art. 1356 do Código Civil apenas está mantida a configuração do Conselho Fiscal, com três membros, que tem como principal atribuição conferir todas as contas do condomínio e emitir parecer sobre as contas para aprovação ou não em assembleia geral.

Qual o prazo de convocação das assembleias?

A convenção é que determina, não havendo convenção, orientamos que seja respeitado o prazo de 8 dias.

Como acesso a Agência Virtual?

Acesse o site: guarida.com.br e clique em Agência Virtual, insira o CPF/CNPJ do titular e senha de acesso, que é o código de pessoa (você encontrará, no boleto, antes do nome do titular).

Como faço a adesão ao envio eletrônico de boletos e documentos?

Através da Agência Virtual: agenciavirtual.guarida.com.br

Qual o papel da Guarida no condomínio?

A Guarida executa todas as rotinas administrativas: recebimentos, pagamentos, demonstrativos de receitas e despesas, recolhimento de tributos e retenções, execução de rotina trabalhistas e elaboração de folha de pagamento. Além disso, auxilia o síndico na contratação de fornecedores, orientações sobre legislação e relacionamento junto aos condôminos.

Já tenho financiamento bancário, preciso pagar o seguro do condomínio?

O seguro condominial abrange todas as áreas comuns do condomínio e mais coberturas acessórias de responsabilidade civil, sendo que o seguro do financiamento cobre exclusivamente o apartamento financiado e a vida do mutuário.

A contratação predial de seguro predial é obrigatória?

Sim é obrigatório. Conforme o Código Civil art.1348, IX art.1349-IX, o síndico deve realizar o seguro da edificação. 

O registro bancário é necessário?

Sim. De acordo com a nova legislação do BACEN, o processamento é realizado no prazo de 24h a contar da emissão do boleto.

Qual o valor das correções em caso de atraso no pagamento do meu boleto?

A correção é aplicada a partir da virada do mês, conforme índice oficial da inflação, caso a convenção do condomínio não estabeleça outro índice.

Qual o valor da multa em caso de atraso no pagamento do meu boleto?

A multa é limitada a 2% pelo Código Civil, artigo 1.336, parágrafo 1°. Constata-se a partir do primeiro dia, após o vencimento. 

Qual o valor dos juros em caso de atraso no pagamento do meu boleto?

Os juros deverão ser definidos na convenção do condomínio, não havendo, será de 1% ao mês.

Qual é a competência do boleto?

A competência do condomínio deverá ser definida na convenção, não havendo, geralmente o aplicado é o do vencimentos (cobrança antecipada).

Qual a composição da rubrica fundo de reserva?

O fundo de reserva é obrigatório pela Lei 4597/64. Possui o seu percentual definido na convenção ou em assembleia geral. O uso destina-se para as despesas emergenciais ou investimentos. Se for investimento ou melhorias, é necessário aprovação em assembleia geral.

Como é formado o valor mensal do condomínio?

É realizada em assembleia geral de pauta previsão orçamentária, utilizado para o pagamento das despesas ordinárias de manutenção. 

De que forma é feito o envio do meu boleto?

O envio é feito por e-mail e link por SMS, sem custo algum ao condômino. Caso a opção seja o envio pelos correios, o mesmo deverá ser solicitado pelo telefone/WhatsApp 51 3327-9001, sendo que ao escolher essa opção o condômino arcará com os custos de porte e manuseio.

Quando é calculado o boleto do meu condomínio?

Os docs são colocados com antecedência mínima de 15 dias do seu vencimento, viabilizando a entrega e programação de pagamento dos condomínios.

Qual a forma de destituir o Síndico?

Através de assembleia que deverá ser convocada para este fim estabelecido. Poderá ser pelo voto da maioria absoluta de seus membros. O síndico será destituído por: praticar irregularidades, não prestar contas ou não administrar convenientemente o condomínio.

Em caso de renúncia do Síndico quem assume?

Deve-se observar o que consta na convenção do condomínio. Se não houver nenhuma informação, o subsíndico pode representar, caso contrário pode ser o presidente do conselho. Orientamos sempre a chamada de uma nova assembleia geral para a realização da eleição de novo síndico por mando complementar, oficializando a representação do condomínio.

Qual o papel do Subsíndico?

O cargo de subsíndico não foi contemplado pelo novo Código Civil, porém muitos condomínios ainda utilizam. Deverá ser observada a previsão na convenção, não havendo, o eleito terá a função de substituir o síndico em seus afastamentos ou em caso de renúncia.

Se você quiser tirar mais dúvidas com nosso parceiro exclusivo Márcio Rachkorsky, assista os vídeos que ele preparou. Clique aqui e acesse agora!

ALUGUÉIS | INQUILINOS

O que preciso para alugar um imóvel?

A Guarida possui um processo de locação 100% online, rápido, sem cartório e o mínimo de burocracia.  Após você selecionar o imóvel de interesse, basta nos encaminhar sua documentação através do nosso site: www.guarida.com.br/alugueis.


Você também poderá escolher o tipo de garantia locatícia que pretende utilizar, assim como o perfil de profissional que você se enquadra (empregado registrado, funcionário público, aposentado, pensionista, profissional liberal, empresário, entre outros). O nosso setor de cadastro providenciará a análise de sua documentação, informando o valor máximo que você poderá alugar um imóvel considerando valor de aluguel + taxas (condomínio e IPTU). Todo o seu atendimento ficará centralizado em um consultor comercial, que será o responsável por lhe auxiliar durante todo o processo de locação, desde a escolha do imóvel até a assinatura do contrato e entrega das chaves.

Tenho interesse em alugar um imóvel. Como as visitas estão sendo realizadas? 

Respeitando todas as orientações dos órgãos públicos e especialistas em saúde, as visitas estão sendo realizadas com os cuidados necessários, podendo o cliente retirar as chaves presencialmente na agência mais próxima ao imóvel ou realizar uma visita de maneira virtual, através de vídeo chamada, agendando diretamente com um de nossos consultores.


Entre em contato para obter informações detalhadas do(s) imóvel(is) de seu interesse e para saber mais do nosso processo simples de locação, 100% online, rápido e sem cartório! Estamos sempre aguardando seu contato. Nossos consultores especialistas estão disponíveis nas agências e por canais digitais, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 18h, e nos sábados, das 09h às 17h.

Como faço para saber quem é o meu Gestor de Relacionamento?

Acesse nossa Agência Virtual no link: agenciavirtual.guarida.com.br. No canto esquerdo inferior estará a indicação do seu Gestor de Relacionamento.

Como peço a segunda via do meu boleto?

Seu boleto está disponível na Agência Virtual, pela central de atendimento através do Telefone/Whatsapp 3327-9001, com seu Gestor de Relacionamento ou em uma de nossas agências. Você também pode realizar o cadastro no E-boleto (cadastro de e-mail no sistema) e receberá mensalmente no seu celular/e-mail. 

Depois de locar um imóvel, posso alterar o vencimento do meu boleto?

Pode ocorrer mediante análise. Para mais informações consulte o seu Gestor de Relacionamento com o Inquilino.

Com quem falo sobre o boleto de aluguel?

Para tirar dúvidas sobre o boleto de aluguel, você pode entrar em contato através do Telefone/Whatsapp 3327-9001 ou enviar um e-mail para atendimento.alugueis@guarida.com.br

Quais são os encargos assumidos pelo(a) inquilino(a)?

São de responsabilidade do(a) inquilino(a) o pagamento das taxas de IPTU, TCRS (taxa de lixo), água, luz, gás, condomínio e imposto de marinha, se houver.

Cabe também ao(à) inquilino(a) o pagamento do seguro de incêndio (que pode ser parcelado).


Essas taxas podem alterar conforme o que for acordado em contrato com o(a) proprietário(a) e a imobiliária.

Em caso de dúvida, entre em contato nos canais abaixo:

  • WhatsApp: (51) 3327-9001;
  • E-mail: atendimento.alugueis@guarida.com.br;
  • Chat do site.

Seguro Fogo e Seguro Complementar são obrigatórios?

Conforme a Lei do Inquilinato e o contrato de locação, o locatário deve pagar o valor referente ao Seguro Contra Fogo e também o complementar, sendo que a cobrança vem descrita no boleto de aluguel.

Qual a diferença entre Seguro Fogo e Seguro complementar contra fogo?

O Seguro Fogo cobre danos nas áreas comuns da edificação. O Seguro Complementar Contra Fogo (Seguro Incêndio Complementar) serve para danos no imóvel locado. Inclusive consta na Lei 8.0245/91. Art.22.VIII - pagar os impostos e taxas, e ainda, o prêmio de seguro complementar contra o fogo, que incidam ou venham a incidir sobre o imóvel, salvo disposição expressa em contrário no contrato de
locação.

Realizei o pagamento do valor de IPTU anual, o que preciso fazer?

Caso tenha pago o IPTU anual, é necessário enviar a guia do IPTU + comprovante de pagamento para iptu@guarida.com.br, informando o endereço do imóvel.

Diante do cenário atual, preciso negociar o valor do meu aluguel, como faço?

Encaminhe sua solicitação para seu Gestor de Relacionamento, através do Telefone/Whatsapp 3327-9001 ou e-mail. Ele conduzirá as tratativas junto ao proprietário na tentativa de equacionar uma solução boa e inteligente para ambas as partes.

Já solicitei débito em conta, por que não foi debitado?

Se não debitou, deve haver alguma divergência no preenchimento do formulário de autorização. Revise o mesmo seguindo atentamente as instruções do e-mail que enviamos. Verifique também se seu banco solicita autorização de débito e se sua conta tinha saldo para realizar o débito na data do vencimento.

Como posso solicitar, alterar ou cancelar o débito em conta?

Através do formulário, dentro da Agência Virtual, no link: agenciavirtual.guarida.com.br

Quais são os bancos conveniados para débito em conta?

Itaú, Banco do Brasil, Caixa, Santander, Banrisul, Sicredi e Bradesco. No entanto, lembre-se que precisam de autorização diretamente no
banco.

O que acontece se o inquilino atrasar o aluguel?

Você pode solicitar sua segunda via da fatura através do Telefone/Whatsapp 3327-9001 ou e-mail atendimento.alugueis@guarida.com.br; No 11º dia de atraso o débito é encaminhado ao escritório de cobrança, que começa o trabalho de recuperação do inadimplente. Caso não ocorra o pagamento ou acordo, a ação de despejo por falta de pagamento poderá ser realizada.

O que seria um contrato por tempo indeterminado?

O contrato possui um prazo determinado, depois que este prazo vence, diz-se que o contrato está por prazo indeterminado, ou seja, sua prorrogação é automática. Isso acontece quando nenhuma das partes (proprietário/inquilino) manifesta interesse em rescindir o contrato ao final da locação, sendo assim, ele é prorrogado automaticamente.

Quero solicitar uma manutenção ao imóvel, como faço?

Acesse nossa Agência Virtual (agenciavirtual.guarida.com.br) e clique em “solicitar manutenção”, e registre sua situação descrevendo o problema e envie fotos do local que precisa ser consertado. A Nossa parceira Refera dará andamento na sua solicitação e sendo reparo/conserto de responsabilidade do locador, o orçamento será enviado a ele para aprovação. Havendo necessidade de mais informações, entrarão em contato com você.

Como é feito o reembolso de manutenção solicitado pelo(a) inquilino(a)?

Caso o(a) proprietário(a) já tenha autorizado a realização da manutenção, o reembolso é realizado ao(à) inquilino(a) mediante a apresentação da nota fiscal do serviço realizado (ou materiais).


O valor do reembolso será concedido como desconto no boleto de aluguel, e a cobrança será feita ao(à) proprietário(a) na prestação de
contas.


Obs: Por favor, não faça consertos sem autorização do proprietário. Caso o(a) proprietário(a) não tenha autorizado previamente o serviço, o(a) proprietário(a) será consultado antes de o reembolso ser concedido. 

Como é feita a manutenção de eletrodomésticos do imóvel locado?

Na hipótese de o imóvel ser locado com eletrodomésticos, eles deverão estar em perfeito estado de funcionamento, sendo responsabilidade do(a) proprietário(a) substituí-los sempre que forem constatados problemas que impeçam ou prejudiquem o seu uso pelo(a) inquilino(a), desde que oriundos do desgaste natural do tempo e mediante apresentação de orçamento que comprove que o problema não foi causado pelo uso inadequado pelo(a) inquilino(a).

Quais as manutenções são do locatário?

  • Reparos em tomadas, interruptores, fusíveis e fechaduras;
  • Vazamento na hidra (troca do reparo) ou descarga, sifões (pia, tanque) ou flexíveis (vaso, chuveiro) e torneiras em geral;
  • Manutenção das torneiras, registros, válvulas, etc.;
  • Manutenção da cobertura do telhado, desde que não envolva reparos estruturais;
  • Manutenção e limpeza de caixas d’água, calhas e ralo;
  • Desentupimento de vasos sanitários, ralos, pias, caixas de gordura e esgoto;
  • Manutenção de aquecedores;
  • Reparo em portões, interfones e alarmes;
  • Conserto de pintura e piso;
  • Conserto dos acessórios quebrados durante o uso do imóvel.
  • Consertos em janelas e cortinas desde que não haja necessidade de troca, ou problema estrutural
  • Realizar toda e imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos;

Obs: Caso os reparos necessitem de quebra de paredes, pisos ou consertos estruturais nas partes elétricas, hidráulicas, alvenaria ou telhado, estes serão de responsabilidade do proprietário do imóvel, salvo se o dano tiver sido ocasionado pelo mau uso do locatário. Portanto, NÃO faça nenhum reparo maior sem a devida autorização do proprietário do imóvel ou da imobiliária

O que é a Refera e como funciona?

A Refera é uma empresa parceira da Guarida que, através da sua plataforma de serviços, conecta clientes a profissionais qualificados, trazendo facilidade para solicitar serviços de manutenção ao imóvel através da Agência Virtual. 

Qual o prazo para execução do chamado de manutenção?

Após o recebimento do chamado identificamos de quem é a responsabilidade. Quando a manutenção é de responsabilidade do proprietário/locador, a Refera providencia os orçamentos e aciona o mesmo para que a demanda seja solucionada o mais breve possível. O prazo do serviço pode variar de acordo com o tipo e também o retorno do responsável. Mas, fique tranquilo, pois nossa equipe estará atenta a cada caso. 

Quero desocupar o meu imóvel, como faço?

A Lei do Inquilinato estabelece como a desocupação deve ser efetuada, bem como seu prazo e obrigações a serem cumpridas.

Resumindo, o passo a passo que o inquilino deve seguir para dar início à desocupação é este:

  • Comunicar a administradora do imóvel com 30 dias antecedência;
  • Entregar o imóvel nas mesmas condições que recebeu. Por isso, a vistoria de saída deverá ser realizada.
  • Apresentar quitação de luz e de água, gás e condomínio - caso esses serviços sejam pagos separadamente do boleto de aluguel.
  • Entregar as chaves.

Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre.
Para assistir, clique aqui.

Como faço para emitir um aviso de desocupação?

O aviso de desocupação deve ser feito dentro da Agência Virtual (agenciavirtual.guarida.com.br). Após efetuado, você receberá as demais informações pertinentes à vistoria de desocupação.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Preciso agendar a vistoria de desocupação, como faço?

Agende sua vistoria através da nossa Agência Virtual (agenciavirtual.guarida.com.br). estando o imóvel apto para concluir o processo de desocupação, no próprio dia da vistoria o vistoriador irá recolher as chaves, sem haver necessidade de deslocamento até a agência.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre.
Para assistir, clique aqui.

Quanto tempo antes de desocupar o imóvel eu preciso avisar?

O aviso de desocupação deve ser feito pelo menos 30 dias antes da data pretendida. Este deve ser formalizado na Agência Virtual (agenciavirtual.guarida.com.br).


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre.
Para assistir, clique aqui.

Porque o locatário precisa cumprir o aviso prévio de 30 dias?

Estando o contrato por prazo indeterminado, o aviso prévio de 30 dias é uma exigência da Lei do Inquilinato, sendo que, na sua ausência, o locador poderá exigir a quantia correspondente a um mês de aluguel e encargos vigentes.


Mas, vale lembrar que existem algumas situações especiais: caso a desocupação seja uma ação de despejo e o inquilino esteja inadimplente, esse prazo é reduzido, obrigando o locatário a deixar o local em até 15 dias, conforme consta na Lei do Inquilinato, que passou por uma modificação em seu texto original em 2010. 


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

Quando ocorre a vistoria?

A vistoria de entrada é feita quando há um(a) inquilino(a) interessado no imóvel com o cadastro já aprovado por nós e é emitida juntamente com o contrato de locação antes do inquilino entrar no imóvel.


A vistoria de desocupação ocorre após a formalização do aviso prévio e agendamento de vistoria por parte do locatário. Tanto o aviso prévio, quanto a vistoria de desocupação, devem ser realizados através da Agência Virtual, a vistoria também pode ser agendada pelo Telefone 3327-9001. Após o agendamento, você receberá um protocolo com as principais informações.


Se você tiver dúvidas sobre o momento da desocupação, temos à disposição um vídeo explicando passo a passo como ocorre. Para assistir, clique aqui.

De quem é a responsabilidade para solicitar o desligamento da energia elétrica?

A energia elétrica do imóvel deve ser desligada pelo inquilino logo após a vistoria de desocupação. Sendo que, a conta final de luz e negativa de débito deverá ser apresentada durante a desocupação.

Como eu faço para resgatar o título de capitalização?

O titular da garantia deverá entrar em contato pelo e-mail desocupacao@guarida.com.br, e solicitar o resgate do título de capitalização, após o contrato de locação ser encerrado e valores liquidados.

O locatário, caso queira, deverá solicitar através do e-mail desocupacao@guarida.com.br o bloqueio da reaplicação do título de capitalização, para que no momento do resgate não haja deságio do valor aplicado. 

Observações importantes sobre a desocupação de imóvel

  • Mesmo que o inquilino tenha cumprido o aviso prévio de 30 dias e entregue as chaves, enquanto todas as quitações não forem efetuadas, permanecerão sendo cobrados valores de aluguel e demais taxas do locatário.
  • Ainda que o locatário fique isento de multa pela desocupação antecipada, dependendo do modo com que o processo de desocupação for conduzido, o inquilino está sujeito a pagar multas relacionadas a despesas com reparos - lembrando, mais uma vez, caso sejam de sua responsabilidade -, entre outros encargos.

ALUGUÉIS | PROPRIETÁRIOS

Como faço para acessar a agência virtual?

Acesse o site: guarida.com.br e clique em Agência Virtual, no login insira o e-mail cadastrado ou CPF/CNPJ do titular e senha de acesso. Caso você ainda não tenha alterado, o login é o código de pessoa (você encontrará no boleto antes do nome do titular).

Sou proprietário e quero deixar meu imóvel para alugar na Guarida, o que devo fazer?


Fique tranquilo, pois nosso processo pode ser 100% online. Para disponibilizar seu imóvel para locação, basta nos enviar as documentações: matrícula/escritura/contrato de compra e venda, RG e CPF do proprietário se preferir pode entregar pessoalmente em uma das nossas agências orgânicas. Precisamos também receber as fotos do imóvel, pois, desta forma, já daremos início à comercialização em toda nossa rede.

Após o recebimento da documentação, entramos em contato e marcamos um horário para que um dos nossos avaliadores possa ir até o imóvel para conhecê-lo, realizar as fotos profissionais e pegar a cópia das chaves para visitação. 


Insira seus dados na página e iremos dar andamento na locação do seu imóvel!  https://g.guarida.com.br/tragaseuimovelparaaguarida

Qual a responsabilidade do locador?

O locador tem a responsabilidade de entregar ao inquilino o imóvel conforme as especificações iniciais apontadas na vistoria, mantendo sua integridade, dentro do que for de sua responsabilidade, bem como o pagamento das despesas extraordinárias, exemplo: reforma da fachada, compra de equipamentos para salão de festas, piscina, segurança, paisagismo, pagamentos rescisórios de empregados anterior à locação e fundo de reserva.

Sou proprietário e estou com dúvidas, como devo proceder?

Contate seu Gestor Patrimonial através dos nossos diversos canais. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir e fazer o possível para solucionar suas demandas. 

Como é feito o atendimento ao(à) proprietário(a)?

O atendimento ao(à) proprietário(a) pode ser feito das seguintes formas:

  • Pela nossa central de atendimento através do número (51) 3327-9001, ou, pelo WhatsApp (51) 99550-3822.

  • Presencialmente, na nossa agência localizada na Rua Sete Setembro-1087- Centro Histórico de Porto Alegre

Verifiquei que existem taxas em aberto do meu imóvel de água e luz, como resolvo isso?

Se você verificou que existe alguma taxa em aberto de condomínio, luz, IPTU, gás,etc. do seu imóvel correspondente ao período da locação, entre em contato com seu Gestor(a) Patrimonial por e-mail, ou, pelo Whatsapp, através do número (51) 99550-3822.

Quais despesas cobradas no boleto do condomínio são de responsabilidade do(a) proprietário(a) e o(a) inquilino(a) poderá solicitar o reembolso?

Segundo a Lei do Inquilinato (nº 8.245/91), é de responsabilidade do(a) locador(a) o pagamento das despesas extraordinárias do condomínio.

As despesas extraordinárias, pelas quais o(a) proprietário(a) deve pagar, consistem em obras de reformas de melhorias, pintura da fachada, indenizações trabalhistas anteriores à locação e fundo de reserva, desde que não seja utilizado para pagamento de contas ordinárias durante o período da locação do imóvel.

Para solicitar o reembolso dessas despesas, o(a) inquilino(a) deve apresentar a comprovação da despesa pelo boleto do condomínio. Em alguns casos, é necessária a apresentação da ata da assembleia em que aquela despesa foi autorizada e o comprovante de pagamento do condomínio.

É de responsabilidade do(a) inquilino(a) o pagamento de todas as despesas ordinárias do condomínio, tais como manutenção e conservação do jardim, elevador, portões, interfones, piscina e seguro condominial.

Em caso de dúvida, entre em contato com seu Gestor Patrimonial pelo Whatsapp (51) 99550-3822 ou pelo e-mail: gestaopatrimonial@guarida.com.br, ou fale com nossa assistente virtual, através do 3327901 ou pelo chat do site.

Qual a diferença entre o contrato de administração e o contrato de locação?

O contrato de administração é aquele realizado entre Guarida e locador, e estabelece as taxas de administração, taxa de contrato e taxas adicionais, se houver, bem como as responsabilidades e obrigações de ambas as partes.

Já, o contrato de locação é aquele firmado entre o(a)locador e o(a) inquilino(a) por intermédio da Guarida. Nele, ficam estabelecidos a vigência do contrato, o prazo mínimo para desocupação, o valor do aluguel, entre outras responsabilidades e obrigações.

Qual a periodicidade do reajuste do aluguel?

O reajuste do aluguel acontece anualmente, no mês de aniversário do contrato. Por exemplo, se o contrato iniciou em 14 de maio de 2020, então a cada ano, no mês de maio, será realizado o reajuste do aluguel. Para o cálculo do reajuste, é utilizado o índice estabelecido em contrato, sendo geralmente o IGPM-FGV.

Caso o contrato não tenha iniciado no primeiro dia do mês, o aluguel será reajustado no mês de aniversário proporcionalmente aos dias do início do contrato. No mês seguinte, o reajuste já será sobre o valor do mês inteiro. Por exemplo, se o contrato iniciou no dia 14 de maio de 2020, no aluguel de 05/2021, serão cobrados 13 dias do valor antigo e 17 dias do aluguel reajustado. Já no aluguel de junho de 2021, o valor total estará com o reajuste.

Em caso de dúvida, entre em contato pelo Whatsapp (51) 99550-3822 ou pelo e-mail: gestaopatrimonial@guarida.com.br, ou através do 3327901 ou chat do site.

Recebi meu demonstrativo, mas ele está negativo. Como devo proceder?

Se seu demonstrativo estiver negativo, isso significa que os valores debitados (coluna “Pagamentos” da prestação de contas) foram maiores do que os valores creditados (coluna “Recebimentos” da prestação de contas). Dessa forma, não há pagamento a receber da Guarida.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Gestor Patrimonial pelo Whatsapp (51) 99550-3822, ou pelo e-mail: gestaopatrimonial@guarida.com.br.

Como faço para alterar minha conta bancária para pagamento?

Para realizar a alteração de sua conta bancária, ou qualquer outro dado do seu cadastro, entre em contato com seu Gestor Patrimonial nos canais abaixo:

  • Whatsapp (51) 99550-3822;
  • Fale conosco pelo chat do nosso site;
  • Telefone (51) 3327-9001
  • E-mail: gestaopatrimonial@guarida.com.br

Declaração de rendimentos (DIMOB) e informe de rendimentos, como funciona? 


Saiba como acessar a Declaração na Agência Virtual


A Guarida, anualmente faz declaração de rendimentos de todas as operações de locação à Receita Federal, de forma detalhada, conforme os dados estabelecidos em contrato de administração e locação.

A Guarida também disponibiliza aos(às) proprietários(as) anualmente o Informe de Rendimentos que deve ser apresentado à tributação na Declaração Anual de Imposto de Renda. Podem ser descontados dos rendimentos as taxas pagas à imobiliária e algumas despesas relativas ao imóvel locado.

Consulte o seu contador para detalhes. Este documento fica disponível na Área do Cliente em nosso site, e você também pode solicitar ao seu Gestor Patrimonial.

Devido à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei Nº 13.709, de 2018), não podemos enviar o Informe de Rendimentos, bem como outras informações dos clientes, para contatos que não estão estabelecidos no cadastro do cliente.

Em caso de dúvida, entre em contato nos canais abaixo:

  • WhatsApp (51) 99550-3822;
  • Fale conosco pelo chat do nosso site;
  • Telefone (51) 3327-9001
  • E-mail: gestaopatrimonial@guarida.com.br

Quando o imóvel volta a ser anunciado após uma rescisão?

Realizada a rescisão do imóvel e estando em condições de ser alugado novamente, o imóvel é disponibilizado automaticamente para uma nova locação. Essa informação é enviada por e-mail ao(à) proprietário(a), bem como o valor de locação sugerido.

Como é feita a manutenção do imóvel em período desocupado?

A responsabilidade pelas manutenções no imóvel que se encontra desocupado é do(a) proprietário(a). Em contrato de administração, se estabelece como obrigação do(a) proprietário(a) garantir que inexistem quaisquer restrições ou limitações na utilização do imóvel.

Qualquer manutenção necessária, porém, pode ser solicitada à Guarida, que irá fazer o orçamento e enviar ao(à) proprietário(a). Com a autorização da manutenção, iremos providenciar a execução do serviço, sendo os valores cobrados por boleto ou, em alguns casos, na prestação de contas.

Como é feita a manutenção de eletrodomésticos do imóvel locado?

Na hipótese de o imóvel ser locado com eletrodomésticos, eles deverão estar em perfeito estado de funcionamento, sendo responsabilidade do(a) proprietário(a) substituí-los sempre que forem constatados problemas que impeçam ou prejudiquem o seu uso pelo(a) inquilino(a), desde que oriundos do desgaste natural do tempo e mediante apresentação de orçamento que comprove que o problema não foi causado pelo uso inadequado pelo(a) inquilino(a).

Após o imóvel estar locado, de quem é a responsabilidade da manutenção?

De acordo com a legislação, o(a) proprietário(a) deve solucionar problemas relativos a vícios ocultos e estruturais do imóvel existentes antes da locação. O(A) inquilino(a) fica responsável pelos danos decorrentes de mau uso. Porém, a legislação não é muito específica sobre itens e tempo; por isso, é importante solicitar uma visita técnica primeiro.


Por exemplo, se o(a) inquilino(a) estiver no imóvel há 2 anos e constatar um problema com a fossa ou caixa de gordura, ele(a) mesmo(a) deve tomar as providências. Porém, se o problema acontece no primeiro mês de locação, o(a) proprietário(a) deve corrigir. Para sua comodidade, a Guarida disponibiliza parceiros de manutenção para ajudar em qualquer problema.


Ao receber uma solicitação de manutenção do(a) inquilino(a), nossa equipe faz a avaliação e providencia o orçamento para realizarmos o serviço. O(A) proprietário(a) pode tirar as dúvidas com o técnico responsável sempre que achar necessário, bem como decidir sobre a realização da manutenção de forma particular.


Recomendamos aos(às) proprietários(as) que sempre façam os reparos necessários para manter sempre o(a) inquilino(a) satisfeito(a) e o imóvel ocupado, considerando ainda a obrigação estabelecida em contrato de administração da garantia, pelo(a) proprietário(a), da inexistência de quaisquer restrições ou limitações na utilização do imóvel.


A realização de manutenções pode ser feita pela nossa equipe ou pode ser feita pelo(a) proprietário(a) ou alguém designado por ele(a). O pagamento das manutenções realizadas com valores antecipados pela Guarida pode ser feito por boleto emitido por nós ou pode ser descontado na prestação de contas.


Em caso de dúvida, entre em contato nos canais abaixo:

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VENDAS

Como posso ser atendido no momento atual?

Atendimento presencial, respeitando os requisitos legais de segurança e proteção contra a COVID e também Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos.

Atendimento Presencial:


Plantões:

De segunda à sexta - das 9h às 17h em todas nossas agências

Sábados - conforme informado abaixo:

Agência Bela Vista, das 9h às 17h

Agência Centro, das 9h às 13h

Agência Wenceslau das 9h às 13h

Atendimento Canais Digitais:

  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um dos nossos corretores de plantão;
  • WhatsApp ou ligação para o celular do Corretor Agenciador: Fale direto com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse, acessando o site www.guarida.com.br/vendas. Selecione o imóvel desejado e encontrará os dados do corretor agenciador;
  • Vídeo Chamada: Através do celular, fale direto com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse, acessando o site www.guarida.com.br/vendas. Selecione o imóvel desejado e encontre os dados do corretor agenciador.
  • Chat: Acesse o site www.guarida.com.br/vendas e clique no cadastro do imóvel desejado. Abrirá uma tela de bate-papo na parte inferior onde poderá iniciar uma conversa digital;
  • Fale Conosco: https://www.guarida.com.br/institucional/fale-conosco

Quero deixar o meu imóvel para vender. Como a Guarida está procedendo?

Seu atendimento poderá ser realizado da seguinte forma:Atendimento Presencial, respeitando os requisitos legais de segurança e proteção contra a COVID e também Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos.

Atendimento Presencial:

Plantões:

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Sábados - conforme informado abaixo:

Agência Bela Vista, das 9h às 17h

Agência Centro, das 9h às 13h

Agência Wenceslau das 9h às 13h


Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos.

Sou proprietário e preciso de informações sobre meu imóvel, como posso ser atendido?

Seu atendimento poderá ser realizado da seguinte forma:Atendimento Presencial, respeitando os requisitos legais de segurança e proteção contra a COVID e também Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos.

Atendimento Presencial:


Plantões:

De segunda à sexta - das 9h às 17h em todas nossas agências

Sábados - conforme informado abaixo:

Agência Bela Vista, das 9h às 17h

Agência Centro, das 9h às 13h

Agência Wenceslau das 9h às 13h

Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos.

  • Pelo site:
    Se possuir o código do seu imóvel: Você poderá encontrá-lo acessando o site da Guarida, www.guarida.com.br/venda, em “Encontre aqui seu imóvel” ou, mais abaixo, “Informe o código do seu imóvel”. Abra o cadastro, role para baixo e encontre o seu corretor agenciador. Ele possui informações mais detalhadas do imóvel e poderá intermediar a negociação de possíveis propostas de compra e venda.

    Caso não saiba o código: Basta acessar https://www.guarida.com.br/institucional/fale-conosco e preencher um formulário que será encaminhado para o atendimento.

Quero comprar um imóvel, como posso ser atendido?

Seu atendimento poderá ser realizado da seguinte forma:Atendimento Presencial, respeitando os requisitos legais de segurança e proteção contra a COVID e também Atendimento pelos nossos CANAIS DIGITAIS que são seguros, rápidos e favorecem a proteção de todos.
Atendimento Presencial:O Horário de Atendimento Agendado é das 9h às 17h, de segunda à sexta-feira e aos sábados, somente na agência Bela Vista, das 9h às 17h.

  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Para agendar seu atendimento e buscar mais informações. Você poderá ligar e fazer contato com um dos nossos corretores associados e agendar seu atendimento.
  • WhatsApp ou ligação para o celular do Corretor Agenciador: Agende seu atendimento falando direto com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse. Poderá encontrar o contato pelo site www.guarida.com.br/vendasacessando o cadastro do imóvel desejado.

Atendimento pelos Canais Digitais:

  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um dos nossos corretores de plantão;
  • WhatsApp ou ligação para o celular do Corretor Agenciador: Fale direto com o corretor agenciador do imóvel de seu interesse. Poderá encontrar o contato pelo site www.guarida.com.br/vendas , acessando o cadastro do imóvel desejado.

Sou comprador, como posso identificar o corretor agenciador do imóvel que estou interessado?

  • Pelo site:
    Se possuir o código do seu imóvel: Você poderá encontrá-lo acessando o site da Guarida, www.guarida.com.br/venda, em “Encontre aqui seu imóvel” ou, mais abaixo, “Informe o código do seu imóvel”. Abra o cadastro, role para baixo e encontre o seu corretor agenciador. Ele possui informações mais detalhadas do imóvel e poderá intermediar a negociação de possíveis propostas de compra e venda.

    Caso não saiba o código: Basta acessar https://www.guarida.com.br/institucional/fale-conosco e preencher um formulário que será encaminhado para o atendimento.
  • Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001. Sua ligação será encaminhada para um de nossos corretores de plantão.

Tenho interesse em comprar um imóvel. Como as visitas estão sendo realizadas?

  • Foto 360º ou Tour Virtual: Faça uma visita segura acessando imagens interativas do imóvel. Neste “passeio virtual” você poderá conhecer todos os cômodos da forma que desejar, inclusive podendo mensurar tamanhos de espaços para aproveitamento de sua própria mobília;
  • Vídeo Chamada: Através do celular, você fará uma visita segura através de uma vídeo chamada com o corretor onde irá mostrar o imóvel desejado no mesmo instante. Poderá acessar o contato do agenciador através do site www.guarida.com.br/vendas, acessando o cadastro do imóvel desejado.

Como farei a assinatura do contrato de compra e venda?

  • Assinatura Digital: Através de um celular ou computador você poderá realizar, de forma digital, a assinatura do contrato de compra e venda. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado.

Dúvidas e Esclarecimentos: 

Para mais informações entre em contato com nossa central de atendimento Telefone/WhatsApp: (51) 3327-9001 nos Horários de Atendimento por telefone: Das 9h às 17h de segunda a sábado.

SEGUROS

Como faço para contratar um seguro da Guasegs Corretora?

Você pode contratar os produtos da Guasegs Corretora pelos meios digitais: www.guarida.com.br/guasegs, através do nosso chat on line ou através do telefone (51) 3327-9003 ou presencialmente em nosso escritório (Av. Protásio Alves, 1281 Sala 208 - Rio Branco - Porto Alegre/RS).

Quais as modalidades de seguro disponíveis para contratação?

Seguimos disponibilizando Seguros para Condomínios e imóveis em geral, além de seguros pessoais como: Seguro para o Conteúdo da sua moradia, Seguro Viagem, Seguro de Vida, Fiança Locatícia, Seguro para Smartphones, entre outros. Conheça nosso portfólio: www.guasegs.com.br

Quais as providências tomar em caso de sinistros?

Avisar imediatamente à Seguradora antes de tomar quaisquer medidas de reparação dos bens sinistrados. Esta providência é necessária para que a Companhia de Seguros avalie a extensão dos danos que deverão ser pagos posteriormente. A nossa equipe está à disposição para orientar os segurados durante todo processo de Sinistro. Fale Conosco: (51) 3327-9003.

Por que precisamos contratar seguros?

Imprevistos acontecem cotidianamente. Pode ser uma simples colisão com o Portão de Entrada da sua residência, um problema elétrico ou hidráulico, a quebra de seu Smartphone e até mesmo situações mais sérias como Responsabilidades Civis por danos a terceiros, o que pode gerar despesas imprevistas e volumosas. Na Guasegs Corretora de Seguros estamos aptos a oferecer a melhor proteção para o patrimônio do nosso segurado.

Precisando alterar alguma informação na apólice de seguros ou um novo boleto de pagamento ou ainda renovar um contrato durante este período de quarentena. Como fazer?

Nossa equipe está pronta para lhe atender, seja através do chat em nosso site, pelo telefone (51) 3327-9003 ou presencialmente em nosso escritório (Av. Protásio Alves 1281, sala 208 - Rio Branco - Porto Alegre/RS). Basta entrar em contato conosco que buscamos a solução para o problema.

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A Guarida agradece a compreensão e conta com a sua colaboração.